The Decentralized Web in 2021

What a year! Since we started on this journey in 2019 we’ve registered over 450,000 domains, helped launch nearly 30,000 decentralized websites, and signed partnerships with some of the biggest names…

Smartphone

独家优惠奖金 100% 高达 1 BTC + 180 免费旋转




Queimadas e desmatamento no Brasil

Muito se fala sobre as atuais queimadas que estão alarmando o Brasil e o mundo, mas será que é necessário todo esse alvoroço ?

O Brasil registra mais de 40 mil quilômetros quadrados quase todos os anos. Olhando o site do Instituto nacional de pesquisas espaciais é possível confirmar os dados. Se for feita uma média dos quilômetros quadrados queimados na ultima década, nos sete primeiros meses do ano, o número é de 58.282 quilômetros quadrados.

No ano de 2019, esse número foi de 57.827 quilometros quadrados. Ou seja, menor que a média da década.

O fato é que o alarde atual deve-se mais à um caráter político do que puramente ambiental. No Brasil pós-impeachment há a necessidade de se escolher um lado político. Esquerda e direita, no caso. Um debate que deveria ser puramente ambiental e centrado em fatos, se tornou político e centrado na emoção. Aqueles mais a esquerda dizem que é culpa do recém-chegado governo de direita. Aqueles mais a direita dizem que na há uma manipulação de dados, que as ONGs são culpadas, que é tudo mentira.

Se os números mostram que as queimadas estão em um nível normal, por que a mídia mundial foi tomada por esse assunto ?

A falta de traquejo e dialogo por parte do governo é o principal causador disso. Necessidade de “mitar”, de humilhar e a falta de um dialogo morno com os jornalistas e população fez com que noticias sensacionalistas tomassem tamanha proporção.

Os números infelizmente não falam por si. Se tomar-se como referencia o ano de 2018, estamos realmente queimando mais. Se tomar-se a ultima década, estamos na média. Se tomar-se as ultimas 2 décadas, estamos bem abaixo da média. Se tomar-se os últimos 5 anos, estamos bem acima da média.

Tem circulado um número de que houve um aumento de 84% nas queimadas em relação ao ano passado. Esse número é real, porém, é referido aos focos de incêndio. Quando se usa a área atingida, não houve aumento. Dessa forma, a questão se transforma de “Houve aumento no número de incêndios/área atingida” para “Qual número posso utilizar para que minha opinião se confirme”. A matemática empregada à realidade abre brecha para isso.

A entrada da mídia estrangeira no assunto tornou tudo mais polêmico. Declarações do atual presidente da França, cobrando o governo brasileiro e até ameaçando boicotar o acordo Mercosul-UE, pousou nas mãos da oposição de maneira extremamente conveniente. Diversos outros lideres de estado e celebridades fizeram declarações sobre o atual estado da Amazônia.

Faz-se parecer que a alta cúpula do governo não soube lidar com a vitória, permanecem nas eleições. Sempre atacando. Nunca tentando apaziguar os animos.

O governo Bolsonaro poderia utilizar todo essa palanque para emplacar uma vitória. Fazer uso desses holofotes para lançar uma forte política ambiental e passar uma imagem positiva para todo o mundo. E ainda destruir a imagem de “Contra o meio ambiente” criada desde a campanha.

Somente 8 meses de governo e nunca um presidente foi tão atacado e apoiado ao mesmo tempo.

Add a comment

Related posts:

Back to Gettysburg

Four years and two months ago, I drove up to Gettysburg, Pa, to tour that famous battlefield with my friend Doug and several others. It was three days after an election that rocked our world, an…

Plan Community Activities With Your Church

Churches have always been places of togetherness: spiritual watering holes, where diverse community members sacrifice a bit of their day to join in the pursuit of a greater purpose. Above all…

The High Risks Of Prostate Cancer. Most Common Causes To Avoid.

Prostate cancer is the most common type of cancer in men, according to the National Cancer Institute. It can develop slowly over time and may not cause any symptoms for many years. This can make it…